A forma como você aprende sua língua nativa NÃO é muito diferente da forma como você aprende português ou qualquer outra língua, neste texto vamos compartilhar 10 dicas para aprender português de forma mais rápida e fácil , tudo é chegar o mais próximo possível das situações real.
Dicas práticas para o seu processo de imersão
Aprender um idioma é um processo orgânico que funciona da mesma maneira que você aprendeu seu idioma nativo. Aqui estão 10 dicas super úteis para entender esse processo de uma forma mais natural e ajudar seu aprendizado a ficar mais rápido:
1. Nem todo mundo vai entender sua língua nativa
É muito comum que quem viaja para o Brasil, principalmente quem fala espanhol, presuma que por serem línguas “parecidas”, todos vão entendê-las e que só falando devagar a comunicação fluirá normalmente; Porém, não funciona assim e a frustração de chegar ao Brasil é grande ao perceber que não entendem nada. É importante que, se você for viajar, conheça pelo menos o vocabulário e as expressões básicas que permitem que você interaja com as pessoas com quem vai interagir.
2. Não há sotaque fixo
O “sotaque” vai mudar em cada região: No Brasil como em muitos outros países, as pessoas falam diferente dependendo do território a que pertencem. Os alunos às vezes se preocupam com o sotaque que devem aprender, mas o melhor exercício é realmente ouvir conversas de diferentes regiões, para que eles aprendam a filtrar mais o que as pessoas estão falando, em vez de focar no sotaque sobre o qual estão falando. Isso é algo que você aprende mais tarde. Gravei um vídeo falando sobre o sotaque ¨sotaque¨ neutro do Brasil .
3. As pessoas falam sobre os tópicos de seu interesse.
Muitas vezes, em institutos de línguas de metodologia tradicional, os tópicos de prática são definidos pelos professores e não visam precisamente os interesses dos alunos. Na “vida real” as pessoas falam sobre o que gostam, então o conselho é, invista seu tempo em coisas que te incentivem a praticar e dê preferência aos tópicos que te chamam a atenção para que você possa se expressar com mais naturalidade e fluência. Por exemplo, você gosta de cozinhar? lista dos melhores canais gastronômicos em português.
4. O local onde você está falando português nem sempre será silencioso
Quando você está aprendendo português, é importante praticar em diferentes lugares e em vários ambientes. Os fones de ouvido são muito úteis para as aulas, mas na prática eles podem “bloquear” a habilidade de interagir em ambientes sociais porque você não se acostuma com o barulho. Meu conselho, arrisque-se a praticar em ambientes públicos, no bar, no ônibus, na rua.
5. Não há ordem para aprender palavras e expressões
As sequências de vocabulário não são a maneira correta de aprender. (Ex: números, meses do ano, frutas, cores, etc). Normalmente aprendemos “o que aparece”, o que chega no momento presente e isso gera mais lembrança. Situações reais nos aproximam do verdadeiro processo de aprendizagem.
6. Na vida real, as pessoas falam português informal
É correto e é bom aprender um idioma formalmente, porém, no dia a dia as pessoas interagem de uma forma mais descomplicada e quando você consegue se comunicar dessa forma, você gera mais conexão com os outros. Comece comunicando-se informalmente e, com o tempo, você poderá aperfeiçoar e encontrar a maneira que se sente mais confortável. Aqui está uma playlist com várias expressões que usamos no Brasil.
7. Geralmente as pessoas contam histórias
Muitas vezes os alunos me dizem que estão praticando a escuta das notícias e eu os recomendo uma melhor prática com as entrevistas (negócios, experiências de vida, palestras) porque permitem que eles se aproximem muito mais da realidade por meio das histórias que as pessoas contam e de uma forma mais de forma natural, eles se verão recriando situações semelhantes com melhores resultados. Aqui você encontra as principais mídias do Brasil .
8. Você não vai falar apenas das coisas que lê em português
O conteúdo pode ser consumido em qualquer idioma, desde que o que foi entendido desse material seja praticado em português. Na vida não há limite, falamos de todo o material que consumimos não importa de onde venha, então o exercício é saber transmiti-lo corretamente na sua prática do idioma. Escrever sobre o que você lê ajuda muito. Existem 4 estágios de aprendizagem de um idioma. 1ª Compreensão, 2ª Fala, 3ª Leitura, 4ª Escrita .
9. As pessoas querem entender o que você está dizendo.
Quando você começa a falar português, independentemente de a composição estar correta ou errada, as pessoas estão filtrando as informações para saber o que você quer dizer. Não deixe que esses erros iniciais limitem ou bloqueiem você de falar. Você está aprendendo e isso é normal. Ter uma boa atitude permite que você se comunique melhor. Gravei um vídeo falando sobre como perder o medo de falar português .
10. Você não vai aprender português só porque está morando no Brasil
Aprender um idioma envolve imersão, onde quer que você esteja. Expor-se é muito importante ao aprender um idioma. Mesmo que você não esteja no Brasil, você pode receber pessoas que falam português em sua casa através do Couchsurfing e / ou AirBnb , é uma excelente forma de compartilhar e praticar o português ao mesmo tempo.